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Foto: Pedro Piegas (Diário)
Abril já iniciou e trouxe consigo as preocupações bancárias de todo mês. Em tempos de isolamento por causa da Covid-19, surgem muitas dúvidas sobre contas a pagar, benefícios a receber e operações bancárias que normalmente são feitas pessoalmente pelos usuários direto nos bancos.
Para esclarecer sobre os serviços que ainda estão disponíveis nas agências físicas e o que pode ser resolvido de casa, a reportagem contatou alguns bancos da cidade.
Entenda o que pode e o que não pode abrir até o dia 15 de abril
Por email, através de suas assessorias, Caixa, Banco do Brasil e Santander responderam afirmando que estão com horários reduzidos de funcionamento, destinando também, horários especiais de atendimento para grupos de risco. Os três bancos passaram a priorizar serviços essenciais no interior das agências e ampliam os serviços digitais e remotos para evitar aglomerações.
No geral, para garantir a segurança aos que necessitam se deslocar às agências físicas, os bancos respeitam regras como atender com apenas 30% de funcionários, escalonamento de clientes, mantendo distância mínima de um metro entre cada um, reforço das ações de higienização e limpeza dos espaços e ampliação do número de colaboradores em sistema de home office.
Saiba como pagar o IPVA durante a quarentena
HORÁRIOS DE ATENDIMENTO
- Caixa - das 10h às 14h para o público em geral - já para grupos de risco, o atendimento inicia às 9h - Autoatendimento das 6h às 22h
- Banco do Brasil - das 10h às 14h para o público em geral - das 9h às 10h, exclusivamente para pensionistas do INSS (nas agências com grande fluxo de beneficiários) - Autoatendimento das 6h às 22h
- Santander - das 10h às 14h para o público em geral - já para grupos de risco, o atendimento inicia às 9h - Autoatendimento das 6h às 22h
PELA INTERNET
- Caixa - http://www.caixa.gov.br/caixacomvoce
- Banco do Brasil - Aplicativo BB (pelo celular) e o Portal do BB no www.bb.com.br
- Santander - Aplicativo Santander (pelo celular) e o Internet banking www.santander.com.br
SERVIÇOS QUE PODEM SER REALIZADOS DE CASA (pela internet ou telefone)
- Caixa - renegociação de dívidas, renovação de contratos de Penhor e solicitação de pausa nas parcelas de empréstimos comerciais e habitacionais
- Banco do Brasil - consultas de saldo e extratos e cartões, crédito, renegociação de dívidas, abertura de contas, pagamentos e transferências, investimentos, recargas de celular, desbloqueio de cartão, consultar código IBAN e SWIFT, pagamento do IPVA
- Santander - consultas, pagamentos, recargas de celular, crédito, resgates, investimentos, controles financeiros
Bancos e lotéricas podem operar durante quarentena, mas com restrições
TELEFONES PARA CONTATO E OPERAÇÕES REMOTAS
- Caixa - WhatsApp 0800-726-8068
- Banco do Brasil - WhatsApp (61) 4004-0001 - Central de Atendimento BB 0800-729-0001
- Santander - Central de atendimento 4004-3535